Assine a nossa newsletter e receba as novidades da Nutrify.
Radicais livres são moléculas instáveis, formadas a partir de reações químicas em nosso organismo. O excesso dessas moléculas está associado ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de doenças crônicas inflamatórias e degenerativas.
Hábitos como tabagismo, consumo excessivo de álcool e sedentarismo, além de fatores externos, como poluição ambiental, podem favorecer sua produção excessiva pelo corpo. Ao desequilíbrio entre antioxidantes e radicais livres chamamos estresse oxidativo.
A ingestão adequada de antioxidantes, pela alimentação e/ou suplementação, promove o estado de equilíbrio e ajuda a prevenir, assim, as consequências negativas do estresse oxidativo.
Suplementos antioxidantes podem ser consumidos em diversos momentos. As versões em pó podem ser adicionadas a sucos ou outras bebidas no café da manhã, por exemplo.
Para definir um bom momento para tomar antioxidantes, o ideal é consultar um nutricionista/médico ou seguir as recomendações do rótulo.
Antioxidantes ajudam a combater os efeitos nocivos do excesso de radicais livres no organismo, como envelhecimento precoce e maior risco para o desenvolvimento de determinadas doenças.